quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

pós parto

pus na minha cabeça que seria um gap de uma semana. enganei-me, mas pouco.

para mim, o pós parto resumiu-se a:
  • aproveitar o tempo que estive no hospital para fazer todas as perguntas que me lembrei;
  • aproveitar o tempo que estive no hospital para conhecer o máximo a minha filha - acredito piamente que cheguei a casa mais preparada do que se a minha filha tivesse passado no berçário para eu descansar. isto não é uma crítica às mães com recuperações complicadas;
  • mentalizar-me que teria uma semana menos boa - devia ter mentalizado que eram duas, porque as dores pioraram ao final da primeira semana, mas estas duraram dois dias e comecei realmente a melhorar. portanto para mim, o pior foi a primeira semana e dois dias;
  • ao chegar a casa foi importante ter à mão no wc (se tiverem wc com poliban, aconselho):
    • cuecas descartáveis - para usar como cueca, em especial nos primeiros dias. depois usei como protector do gelo (para o plástico não ficar em contacto directo com a pele, nem usar toalhas que mesmo gastas, parece que o frio nunca mais chega)
    • pensos higiénicos menstruais
    • secador de cabelo - para usar em vez de toalhas
    • pensos higiénicos diários - comecei a usá-los logo a partir da segunda semana
    • discos de amamentação
    • creme de corpo
    • preservativos com gelo - para curar
    • creme de lanolina -  gostei e dei-me muito bem com o Purelan da Medela
  • dicas mais importantes que resultaram comigo:
    • muito cuidado ao sentar e levantar
    • não me sentar "à vontade" quando ia à casa-de-banho, aliás, sempre que possível tentar não sentar
    • lavar-me (apenas com água) após TODAS as vezes que fui à casa-de-banho - para mim isto fez mesmo muita diferença
    • actualmente não aconselham o uso de betadine no pós parto, uma vez que "mata o mau e o bom na flora vaginal" e facilmente pode queimar a pele mesmo com poucas utilizações. houve vários dias que sentia a pele seca e dorida, como se precisasse de uma pomada regeneradora, mas não pode ser, por isso, é respirar fundo e olhar para a Piolha :)
    • Ben-u-ron usei poucas vezes, porque achava que não fazia falta :) convém sempre ter à mão
a minha almofada de amamentação também resulta como "anel" de apoio para sentar pós-parto, experimentei uma vez, só para poder dizer que experimentei. não usei mais. na realidade senti-me bem com a almofada, mas também nada de especial. nunca senti fios, nem vi pontos a cair (perguntei várias vezes no hospital se eles saíam sozinhos, só de pensar em ter de os ir tirar, arrepia-me). nunca espreitei, porque acho que me iria fazer mais mal do que bem (apesar de ter ficado curiosa). após praticamente 5 meses, a episio ainda não sarou completamente, a médica diz para eu dar um ano. parece-me mesmo muito tempo, especialmente porque acho que está há muito tempo igual. anyway, lembro-me que vários meses após ter feito a biopsia, senti que nunca mais iria sarar a 100% e no entanto, sarou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails