sábado, 29 de janeiro de 2011

a filha do capitão - josé rodrigues dos santos

ainda em dezembro, acabei este livro.


muita descrição, é verdade, e também confesso que me começa a chatear o culto dos livros grandes. especialmente sinto-o enquanto não estou bem dentro da história. ali os primeiros impasses, estamos a entrar na história mas ainda não. depois passo ao oposto, não quero ou consigo parar de ler, mas não quero que acabe. e no fundo, adoro livros que nos contam uma história e que, ao mesmo tempo, nos dão lições de história, fazendo-me caminhar na ténue linha entre a realidade e a ficção. aprofundar as noções de cultura. explorou aqui a religião - enquanto a amiga que me emprestou o livro o lia, ia-me fazendo imensas perguntas sobre a realidade da história teológica e questões que lhe surgiam ao ler. quando ela emprestou-me o livro e eu comecei a lê-lo, comecei a perceber melhor a razão de algumas das perguntas que ela me fez.

risos, algumas gargalhadas e lágrimas (quase) invisíveis. toda a descrição serve um fim, faz-nos desfrutar de pequenos sentimentos das personagens que, sem termos conhecimento, não entenderíamos tão bem. confesso que me surpreendo quando estou a ler no comboio e dou uma gargalhada.

este livro teve um sabor especial - acompanhou-me a punta cana. meu amor, adorei os nossos momentos preciosos, deitados, cada um com o seu, no silêncio total ao virar de cada página.

uma história linda, humana e real. de esforços, ganhos e percas. de amor.

1 comentário:

  1. Nunca li nenhum livro dele, mas já tenho um cá em casa em lista de espera!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails