sábado, 13 de março de 2010

taxonomia e organização

hoje aprendi uma palavra nova que adorei! taxonomia = do grego, lei de classificar ou organizar!

tenho algumas pancaditas fortes. muitas delas relacionadas com organização. para mim, a organização passa pelo modo como dobramos as cuecas ou ordenamos tupperwares!!

quem frequenta a minha casa sabe que, embora não seja das pessoas que considerem imperativo estar tudo impecavelmente limpo e arrumado a toda a hora, as coisas quando são arrumadas, são-no por um motivo - num local e maneira pensada durante muito tempo!

confesso que quando mudei de casa, algo que me deu um gozo muito especial (também pela quantidade de coisas e coisinhas que pressupõe) foi organizar a minha cozinha - onde é mais prático ter os pratos, os talheres, os tachos, os mini-electrodomésticos, etc. por exemplo: tupperwares - para a quantidade e tipo que temos e o modo como os usamos, onde devem estar arrumados, por que ordem, agrupados como....? adoro este tipo de análise!

uma das coisas que o A se mete muito comido é a forma como eu lido com a arrumação de roupas - tenho uma ordem muito específica - nestes casos entram características como local (se é para parte de cima ou baixo do corpo), estação, cor, tipo de tamanho (uma camisa preta de mangas cumpridas é muito diferente de uma preta de mangas a 3/4). para equilibrar, confesso que por vezes uma blusa faz-me mais sentido numa posição, e noutras, noutra posição. a roupa interior, também está arrumada com muito amor e carinho! só pensando nas cuecas tenho 3 zonas: dia-a-dia; noites-menstruais; boxers (a roupinha especial está noutra gaveta) - e dentro dessas 3, tudo por cores. o A já nem tenta arrumar a minha roupa.. e quanto a dobrar cuecas, coitadinho... com a minha má reacção da primeira vez que o fez, desistiu! é que habituei-me assim:
há muitos, muitos anos atrás, passava o meio da tarde, estava eu a arrumar a minha roupa em casa dos meus pais e achei que me estava a tornar obsessiva. troquei a ordem de tudo: misturei cores e formas! passou o resto do dia, jantei e fui-me deitar... resumindo a história: para conseguir dormir, tive de colocar tudo por ordem novamente!

=)

post scriptum
1. não sou maníaca, ok? as coisas são pensadas uma vez, depois é só manter... pelo menos até começar a pensar que existe (ou deve existir) uma forma de melhor organizar a coisa (que eu vou descobrir)!
2. apesar da taxonomia ser uma expressão mais conhecida cientificamente, já há alguns anos que foi lançada para o mundo diário. alguém me ensina como se chama uma pessoa que usa muito a taxonomia? será .. taxonómica?

2 comentários:

  1. Este post vez-me dar uma gargalhada!
    Eu também tenho um bocado a mania da organização e sempre dobrei as cuecas tal e qual como está na figura. Quando casei, decidi destribuir as tarefas pelo meu marido de forma em que eu passava a ferro e ele arrumava a roupa depois de engomada e dobrava as cuecas e meias. O que isso deu foi em que no inicio eu vestia as cuecas imensas vezes ao contrário, porque eu dobrava com a parte de trás a ficar para a frente e eu com o sono da manhã nem dava conta, só durante o dia quando ia ao wc é que reparava LLOLLL

    ResponderEliminar
  2. Olá Nessa, Obrigada pela visita. Para o bem e para o mal, nnc realmente acreditei q o meu marido fizesse este tipo de coisas cm eu as faço (e q considero importante fazê-las) - ele saber em q local deve colocar uma cueca dentro da gaveta.. coitado! no entanto, uma vez q ele estava a dobrar meias, disse-me: bem, tens tantas meias iguais pretas! e no meu cérebro acho q apareceu uns pontos exclamativos e interrogativos.. é q nem todas têm a zona do elástico igual, e as muitas q ERAM iguais, com as lavagens umas ficaram mais cinza, ou azuis, ou encolhidas... e ele juntou tudo :))))

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails